Entenda o motivo que a Volvo pode ser proibida de vender nos Estados Unidos?

A guerra comercial e china ganha um novo capitulo, o governo Biden propôs uma nova regra contra tecnologias russas e chinesas, afetando principalmente a Volvo.

Harlo Saraiva

9/24/20241 min read

Volvo emblem
Volvo emblem

O governo Biden propôs proibir tecnologias chinesas que podem coletar dados sobre passageiros e infraestrutura americana, estão incluídos neste documento tecnologias como bluetooth, WI-FI, GPS e outras que servem para conectividade dos veículos, estas regras podem entrar em vigor em 2027.

Há uma segunda proposta para 2030, onde visa proibir a comercialização de carros, em território americano, que utilizam softwares de auxilio de condução ou de direção autônoma de origem russa ou chinesa, esta proibição estenderiam para todos tipos de veículos que trafegam em via pública.

A Volvo seria a principal prejudicada, já que é de propriedade do grupo chinês Geely e utiliza tecnologia do mesmo para desenvolver em seus carros, lembrando que os Estados Unidos é terceiro maior mercado da sueco com 128 mil unidades vendidas.

architectural photography of white house
architectural photography of white house

A Geely é a única chinesa que tem presença na américa por meio da Volvo, isso ocorreu porquê o governo Biden endureceu o ingresso de outras fabricantes chinesas no mercado estadunidenses, como a Volvo já tinha uma fabrica conseguiu escapar desta medida. O governo Biden com o apoio da indústria automotiva americana e até mesmo de Donald Trump e Elon Musk entrou em guerra contra as marcas chinesas e consequentemente o governo de Xi Jinping promete responder as ações de Washington.